quarta-feira, 25 de março de 2009

Fases da Gravidez...










Precisava entender agora o que é estar grávida?
Onde começa as minhas pesquisas.








Deu positivo.Estou grávida!
De agora em diante está para nascer uma nova etapa na minha vida. Em breve uma nova vida fará parte da minha, e já está provocando uma grande revolução. São milhares de mudanças físicas e emocionais que vão fazer da minha gravidez, o momento mais especial de todos os já vividos.
Esta é a hora de respeitar estas inúmeras transformações. Durante a gravidez, elas ocorrerão em várias áreas: no corpo, no humor, nas emoções. Devo proucurar saber o que vai acontecer, quais as mudanças, saber os cuidados a tomar, a roupa a ser utilizada, conhecer os riscos, tudo isso é muito importante para que a gravidez seja tranqüila.
Um pré-natal bem feito é a base para uma gestação saudável. Decidir pelo qual médico fará esse pré-natal, fazer todos os exames, perguntar tudo o que puder e quiser ao médico e seguir suas orientações. Este é um período onde os conselhos aparecem de todas as partes, por vezes até aumentando minhas dúvidas, devo confiar em meu coração, meu marido, e nada como o profissional bem qualificado para esclarecê-las.

Nossa 40 semana, 9 meses. Onde tudo pode acontecer!

A gravidez dura por volta de 280 dias ou 40 semanas, contando a partir do primeiro dia da última menstruação. Normalmente ela é dividida em três partes, ou trimestre.
Começa então a minha mais nova caminhada!





Primeiro Trimestre – da 1ª à 13ª Semana
Segundo Trimestre – da 14ª à 27ª Semana
Terceiro Trimestre – 28ª à 40ª Semana ou até o nascimento do bebê.
Cada trimestre tem seus marcos, suas diferenças.


Primeira Fase da Gravidez

O primeiro trimestre é o mais difícil para a gestante. Ele é o mais crítico para a formação do bebê e para o sucesso da gestação. Os hormônios estão a mil por hora e serão os responsáveis por quase tudo o que você irá sentir: náuseas, sonolência, alterações de humor.
Esta fase é muito importante, os sintomas transitórios e cuidados, como dieta adequada e hábitos saudáveis garantirão condições favorável para você grávida e seguras para que seu bebê possa se desenvolver.
È necessário a ingestão do ácido fólico, para o desenvolvimento Parece que fui desligada da tomada....


neural do bebe.
O grande momento é quando se ouve o coração do bebê batendo.
No começo, pode ser que fique ultra-sensível, chorando por qualquer motivo, e exausta devido às mudanças hormonais. A alegria da gravidez pode ser ofuscada pelo mal-estar permanente causado pelos enjôos. Talvez você ache incrível que tamanho milagre esteja acontecendo dentro do seu corpo e ninguém tenha como perceber.


Segunda Fase da Gravidez

O segundo trimestre da gestante é a fase da gravidez mais sossegada, é a fase que a grávida curte a barriga que cresce. Você estará mais disposta, sentindo-se mais bonita. Os enjôos desaparecem e você sentirá o bebê mexer, esse é o grande momento desta fase.


O futuro pai já se sente mais encorajado a se aproximar da barriga. Provavelmente, você terá muitos momentos de alegria com esse bebê mexendo, e sua disposição estará em alta.
Gestantes, um dica alimente-se bem!


Uma orientação nutricional pode ajudar muito, você irá comer melhor sem o risco de engordar exageradamente. Faça exercícios, caminhadas, ginástica, alongamento, ioga. Há profissionais qualificados para acompanhar a mulher grávida e estes exercícios durante a gravidez vão contribuir muito para o seu conforto.

Descanse relaxe, cuide da postura. O crescimento da barriga e o aumento do peso poderão sobrecarregar a coluna da grávida.
E... saboreie a espera, prepare o enxoval, a decoração do quarto, as lembrancinhas, escolha a maternidade, cuide do seu visual durante a gravidez, use e abuse das roupas especializadas para as grávidas que a deixarão confortável e elegante e comece a pensar na licença-maternidade, além de em todas as mudanças que vão acontecer na sua vida. Você vai passar um bom tempo pensando no nome, talvez já sabendo o sexo do bebê, revelado num ultra-som.


Terceira Fase da Gravidez

O terceiro trimestre da gestante é a reta final da gestação. Nesta fase a grávida ficará mais lenta e cansada. O corpo vai ficando mais sobrecarregado. Sua barriga crescerá muito, o bebê engorda e se fortalece, sua pele precisará de muita hidratação. E é inevitável não fazer a contagem regressiva até a data estimada do nascimento. Nesta fase muitas dúvidas e medos voltam, principalmente em relação ao parto e aos cuidados com o bebê.
Aproveite para fazer um curso para gestantes ou pais e, converse muito, muito com seu médico sobre a hora tão esperada. Um conselho valioso: descanse bastante para preparar-se para o parto e fique atenta aos sinais da gravidez.
Em breve você estará pronta para receber o seu bebê nos braços, e daí por diante a vida nunca mais será a mesma: vai ser muito melhor! As lembranças da época de grávida ficarão registradas para sempre na sua memória.
Nesse semestre, ocorre as contrações de treinamento, ou de Braxton Hicks, que mostram que o organismo está se preparando para o nascimento.
Pode aparecer também a diabete gestacional.
Ter tudo organizado é um bom jeito de manter a calma: tanto no trabalho, para seu afastamento, como em casa, com os preparativos do quarto e armando um esquema para ter ajuda quando chegar da maternidade com o bebê nos braços. Futuras mães também passam por um "ataque de limpeza" no finalzinho da gravidez: seus instintos podem fazê-la querer deixar tudo tinindo e em ordem logo antes do parto, assim como acontece com os animais.




2 comentários:

  1. Nossa.. explica direitinho... adoreii, embora naum esteja gravida... eu quero mto esse momento, nossa deve ser incirvel sentir o bebê mexer..ouvir o coraçãozinho... ta loco.. me emociono só de pensar... sou mto nova... tenho 18 anos.. mas um instinto materno mto apurado...heheh ..
    naum consegui postar o meu nome no logion de usuario.. mas me chamo Angélica... mamães experientes... deixem uns conselhos pra mim...

    ResponderExcluir